Links de Acesso

São Tomé: Observadores eleitorais reúnem-se com intervenientes eleitorais

  • Óscar Medeiros

Príncipe Island in São Tomé and Príncipe archipelago

Príncipe Island in São Tomé and Príncipe archipelago

A União Africana enviou para o país 24 observadores para as eleições do próximo Domingo. França Vandunen antigo Primeiro-ministro angolano é o chefe da missão dos observadores da UA.

Em São Tomé e Príncipe, equipas de observadores da CPLP e da União Africana que vão acompanhar as eleições do próximo Domingo têm estado a encontrar-se com os representantes das diversas instituições que intervêm no processo eleitoral do país.

Hoje os observadores da CPLP reuniram-se com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, junto do qual a equipa colheu informações sobre a forma como decorreram as outras eleições realizadas no país.

Os representantes do corpo diplomático da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa também serão contactados pela equipa de observadores da CPLP chefiada por Luís Fonseca, antigo secretário executivo da organização. Os observadores da CPLP que irão acompanhar as eleições legislativas autárquicas e regionais de 12 de Outubro vão ouvir também os partidos políticos concorrentes para avaliarem o grau de crispação política no país.

Por outro lado a União Africana também enviou para o país 24 observadores para acompanharem as eleições do próximo domingo. França Vandunen antigo Primeiro-ministro angolano é o chefe da missão dos observadores da União Africana e apelou aos políticos santomenses a necessidade de transparência e liberdade no acto eleitoral.

Em São Tomé e Príncipe a contagem dos resultados das eleições é feita boletim a boletim após o fecho das assembleias de voto.

XS
SM
MD
LG