Links de Acesso

Representante da ONU em São Tomé para medir tensão política


Representante especial da ONU para a África Central, Abdoulaye Bathily
Representante especial da ONU para a África Central, Abdoulaye Bathily

O representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para África Central, Abdoulaye Bathily, reuniu-se hoje com várias individualidades são-tomenses na sequencia da tensão política que se instalou no país após a divulgação dos resultados da primeira volta das eleições presidenciais de 17 de Julho último.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:19 0:00
Faça o Download

O enviado de Ban-Ki-Moon quer perceber as motivações dos atores políticos que contestam os resultados eleitorais. Abdoulaye Bathily iniciou a sua maratona de encontros no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, onde reuniu-se com o tutelar da pasta, Salvador dos Ramos.

Esta manhã o Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas para África Central encontrou-se ainda com o Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Alberto Pereira e com o Primeiro-ministro Patrice trovoada. A tensão política reinante em São Tome e Príncipe após a divulgação dos resultados da primeira volta das eleições presidenciais dominou as audiências.

Esta tarde o enviado de Ban-Ki-Moon a São Tome e Príncipe reuniu-se como único candidato à segunda volta das eleições, Evaristo Carvalho, com a candidata derrotada na primeira volta, Maria das Neves, com representantes do MLSTP-PSD, o maior partido político da oposição e com o antigo presidente da República Miguel Trovoada.

Em declarações a imprensa Abdoulaye Bathily disse que está em São Tome e Príncipe no quadro das suas funções e em particular no âmbito das missões de paz e segurança na região e também no quadro dos bons ofícios políticos e diplomáticos do Secretário – geral das Nações Unidas para a gestão da situação política nos diferentes países de África Central.

Abdoulaye Bathily disse ainda que trouxe mais uma preocupação nesta sua missão a São Tome e Príncipe; a segurança marítima no golfo da Guiné.

No quadro da sua missão de bons ofícios políticos e diplomáticos face ao clima de tensão política que se instalou em São Tome e Príncipe com a segunda volta das eleições presidenciais, Abdoulaye Bathily termina esta quinta-feira a sua ronda de encontros com as individualidades do país no palácio presidencial, onde será recebido pelo Presidente da República em exercício e ex- candidato à segunda volta das presidenciais de 2016 Manuel Pinto da Costa.

Perante a formalização da desistência de Manuel Pinto da Costa da segunda volta das eleições, o Tribunal Constitucional já informou a comissão Eleitoral Nacional que os eventuais votos ao seu favor serão considerados votos nulos, tendo em conta que o nome e a fotografia do ex-candidato irão constar do boletim de voto.

XS
SM
MD
LG