Links de Acesso

Samba sobre Angola faz sucesso no Carnaval do Rio


Desfile da Escola de Samba Vila Isabel no Carnaval do Rio, domingo à noite
Desfile da Escola de Samba Vila Isabel no Carnaval do Rio, domingo à noite

"Angola está dentro de todo brasileiro e em especial no compositor do samba", diz sambista André Diniz.

A escola de samba Vila Isabel, que desfilou ao som de um enredo em homenagem às raízes angolanas do samba, é apontada por críticos como uma das três melhores do primeiro dia de desfiles no Rio de Janeiro. Sete agremiações desfilaram no domingo, na Marquês de Sapucaí, e seis são esperadas para segunda-feira.

A Vila Isabel fechou com “chave de ouro”, já na madrugada desta segunda, o primeiro dia do tradicional desfile do Rio, transmitido para várias partes do mundo. O samba enredo da agremiação é apontado por críticos como o melhor do ano de 2012 e já está na boca dos brasileiros. A letra é de Evandro Bocão, Arlindo Cruz, André Diniz, Leonel e Artur das Ferragens.

Logo depois do desfile, ao ser perguntado sobre a fonte de inspiração para um samba de levantou a platéia na Marquês de Sapucaí, André Diniz confessou que nunca esteve em Angola. Para ele, o brasileiro já carrega uma alma angolana. “Acho que Angola está dentro de todo brasileiro e em especial no compositor do samba. O sambista tem Angola dentro dele e aí fica mais fácil, a viagem é para o interior,” lembrou.

No primeiro dia de desfiles, além da Vila Isabel, conseguiram destaque: Beija-Flor e Portela. Nesta segunda, mais seis escolas vão para a Avenida para impressionar brasileiros e estrangeiros que acompanham a festa na cidade que é o cartão postal do Brasil.

O segundo dia das apresentações será marcado pelo desfile da tradicional Estão Primeira de Mangueira. Zizito, da velha guarda da Mangueira, afirma que a escola está preparada e vai para a avenida, como sempre, cercada do peso que tem.

“A Mangueira vem linda, ela não é simplesmente uma escola de samba. É uma nação. É uma nação de diversos adeptos do Brasil inteiro e de fora do país. A Mangueira é igual a coração de mãe, sempre aberto para receber todo mundo. É a maior escola de samba do planeta, ela é revestida de uma aura muito especial.”

Em São Paulo os desfiles, não tão famosos como os do Rio de Janeiro, foram encerrados na manhã de domingo. Este ano, um dos destaques foi uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A trajetória de Lula foi o enredo da escola de samba Gaviões da Fiel. "Verás que o filho fiel não foge à luta - Lula o retrato de uma nação" foi o título do enredo que agitou as arquibancadas do Anhembi, em São Paulo.

O ex-presidente foi impedido de desfilar por ordens médicas. Ele foi representado pela mulher, Marisa Letícia. Por meio de uma mensagem de vídeo gravada, Lula agradeceu a escola de samba. “Agradeço de coração a homenagem que vocês me fazem ao dedicar o desfile deste ano à minha história. Isso porque não é uma homenagem pessoal, mas para todos os brasileiros que, como eu, tiveram que enfrentar dificuldades, sair da sua terra natal, trabalhar duro para construir uma vida melhor e um país mais justo e solidário. É uma das maiores honras que recebo em toda a minha vida,” afirmou.

Clique aqui para ver fotografias do desfile da escola Vila Isabel.

Lula lamentou não poder ir ao desfile em São Paulo. “O que eu mais gostaria era de estar com vocês, mas nesta fase final do tratamento é importante seguir as recomendações dos médicos para, em pouco tempo, poder estar de volta com saúde e muita disposição para cantar com muita força o nosso samba enredo.”

O carnaval no Brasil entrou no terceiro dia, nesta segunda-feira, confirmando que a festa este ano não foi abalada pelas ameaças de greves das policiais do Rio de Janeiro e da Bahia. Brasileiros de todos os cantos do país, artistas, turistas de dentro e fora do Brasil, além de celebridades internacionais, curtem a folia sem grandes problemas.

Estrangeiros são vistos em número cada vez maior nesta época do ano no Brasil, inclusive, desfilando pelas escolas de samba do Rio de Janeiro. O carnaval brasileiro, sobretudo no Rio e em Salvador conta com a presença de celebridades internacionais, como as atrizes Jennifer Lopez e Sharon Stone.

XS
SM
MD
LG