Links de Acesso

Samakuva quer "conjugação de esforços" da oposição para as eleições


Isaías Samakuva
Isaías Samakuva

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, defendeu uma “conjugação de esforços” da oposição nas próximas eleições em Angola.

Samakuva quer conjugação de esforços da oposição - 3:13
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:13 0:00
Faça o Download

Numa entrevista à Voz da América, Samakuva afirmou que há neste momento “um debate” sobre o tipo de cooperação que deve ou não existir entre os partidos da oposição nas próximas eleições.

“Há encontros, há troca de opiniões em relação a esta questão”, disse o líder do maior partido da oposição angolana afirmando que há quem defendesse uma corrida às eleições por parte da oposição “como um bloco”.

Contudo disse que esta ideia depara com alguns obstáculos práticos como o acto de um bloco conjunto implicar que os partidos membros tenham que abandonar os seus símbolos em benefício de um símbolo ou bandeira comum.

“Se vamos como coligação essa coligação precisa de ter nome e como é que ficarão os nomes dos partidos constituintes desta plataforma?”, interrogou.

Samakuva disse que há quem defenda a identidade dos partidos mas que em casos como a observação e monitorização do processo os partidos da oposição se juntem para ver se conseguem cobrir todas as assembleias de voto.

Interrogado sobre a sua opinião Samakuva disse que “juntos somos mais fortes”

“ Coligação ou plataforma, para mim o que é importante é que os nossos esforços sejam conjugados, que encontremos portanto um caminho em conjunto para que também em conjunto possamos fazer face ao nosso adversário é ainda o partido maioritário”, acrescentou

XS
SM
MD
LG