Links de Acesso

Zimbabué: SADC quer que Ocidente levante sanções


O secretário executivo cessante da SADC, Tomaz Salomão, exortou hoje os países ocidentais a levantarem todas as sanções impostas ao Zimbabué, para permitir o seu desenvolvimento.
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:33 0:00
Faça o Download
Segundo Salomão, que depois de dois mandatos a frente do secretariado executivo da SADC vai ceder lugar a nova secretaria dentro de uma semana, as eleições de 31 de Julho passado foram a prova de que aquele país cumpriu com as recomendações internacionais, pelo que as sanções já não fazem sentido.

Salomão, que dentro dos próximos dias vai terminar a chefia do secretariado executivo passando-a a nova timoneira, entende que as eleições do passado dia 31 de Julho deram total legitimidade ao governo de Robert Mugabe, pelo que é preciso que os países do ocidente, sejam coerentes consigo próprios.

Para Salomão é preciso dar o devido crédito aos zimbabueano que, contrariamente a 1998, desta vez souberam fazer as suas escolhas dentro de um clima de paz e liberdade que por si só, demonstram que a vontade povo já está encontrada.

O secretário cessante acredita que, tal como o fizeram os países da SADC e da União Africana, os países ocidentais não terão outra opção se não reconhecer a necessidade de acabar com as sanções.
XS
SM
MD
LG