Links de Acesso

SADC prepara em Maputo o orçamento da organização

  • Simião Pongoane

Maputo - Moçambique

Maputo - Moçambique

É um orçamento possível e não ideal para lidar com diversos problemas

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC, estão reunidos em Maputo para preparem o orçamento anual da organização regional.

São necessários 75 milhões de dólares norte-americanos para o funcionamento da organização regional nos próximos doze meses.


Segundo o Secretário Executivo da SADC, o moçambicano, Tomaz Salomão, as fontes primárias do orçamento são os próprios membros da organização económica regional e os parceiros de cooperação com destaque para a União Europeia.

É um orçamento possível e não ideal para lidar com diversos problemas que afectam os países membros, basicamente relacionamentos com o desenvolvimento e com conflitos políticos no Zimbabwe, República Democrática do Congo e Madagáscar.

Mas os ministros dos países da SADC vão igualmente aproveitar a oportunidade para discutirem outros assuntos relacionados com a vida e a reputação da organização de 14 países.

Segundo o Chefe da Diplomacia de Moçambique e Presidente do Conselho de Ministros da SADC, Oldemiro Baloi, no encontro de Maputo, os ministros vão passar em revista a revitalização da estratégia de integração regional da SADC rumo ao desenvolvimento de uma visão de desenvolvimento a longo prazo para a região da África Austral. Oldemiro Baloi disse que a agenda da reunião de Maputo é muito extensa.

A reunião do Conselho de Ministros da SADC termina amanhã.
XS
SM
MD
LG