Links de Acesso

SADC debate criação de visto único na África Austral


Representantes das polícias dos países da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral(SADC) estão reunidos em Pretória à procura de estratégias coordenadas para o combate a novas formas de criminalidade, incluindo crimes informáticos ou cibernéticos na região. A ideia é a introdução de um visto único para a região da África Austral, como acontece na União Europeia.

Novas tendências de criminalidade juntaram oficiais e técnicos superiores das polícias dos 14 países da região, considerada uma das mais inseguras do continente africano e manchada por conflitos armados e crimes violentos.

“Estamos a ver crimes de um modo geral, desde o tráfico de pessoas, a roubo de viaturas, crimes informáticos, migração ilegal, entre outros que as nossas polícias”, disse Pedro Cossa, da Polícia de Moçambique.

A necessidade de garantir livre circulação de pessoas e bens em todo o mundo impõe desafios na região da áfrica Austral. São desafios que podem passar pela introdução de um visto único ou “univisa”,mas ainda sem datas no papel.

Para Pedro Cossa, “este é um processo que está em discussão”. Para ele , não é linear dizer-se que “o processo de univisa pode esgotar numa reunião, duas ou três, acolher sensibilidades e avançar para a sua implementação, porque há alguns aspectos que têm de ser vistos”.

A África do Sul assume, a partir desta reunião, a presidência rotativa do órgão de coordenação das policias dos 14 países da SADC.

XS
SM
MD
LG