Links de Acesso

SADC apoia candidatura de Eduardo Mulémbwè à presidência do Parlamento Pan-Africano


Arquivo
Arquivo

Eleição acontece no final deste mês na África do Sul.

Alfredo Júnior

Os países membros da Comunidade da África Austral(SADC) vão apoiar a candidatura do moçambicano Eduardo Joaquim Mulémbwè ao cargo de presidente do Parlamento Pan-Africano, cuja eleição ocorre entre os dias 18 e 27 de Maio, em Midrand, na África do Sul.

A delegação moçambicana composta por cinco deputados da Assembleia da República que tomará parte nesta eleição, desdobrou-se em vários contactos junto a diversos países e organizações regionais africanas, por forma a garantir a eleição do antigo presidente da Assembleia da República de Moçambicano, segundo deu a conhecer Ivone Soares, a porta-voz do grupo.

Eduardo Mulémbwè foi presidente da Assembleia da República e vice-presidente do Fórum Parlamentar da SADC, e liderou durante dois mandatos a Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Mulémbwè candidata-se ao cargo com o lema “Por um parlamento mais forte, actuante e unido”.

Nas últimas semanas Eduardo Mulémbwè tem estado a apresentar o seu manifesto em vários países africanos e nesta semana encontra-se na Tanzânia.

Criado em Março de 2004, o Parlamento Pan-Africano tem como meta evoluir para uma instituição com plenos poderes legislativos e cujos membros sejam eleitos por sufrágio universal.

XS
SM
MD
LG