Links de Acesso

Rússia banida dos Jogos Paralímpicos do Rio por doping


Vladimir Putin (C) e atletas paraolímpicos russos, em 2014.
Vladimir Putin (C) e atletas paraolímpicos russos, em 2014.

O país vai recorrer.

O Comitê Paralímpico Internacional (CPI) suspendeu, neste domingo, 7, todos os russos dos Jogos Paralímpicos do Rio, que começam no próximo mês, por causa de uma cultura generalizada de doping que, segundo a entidade, poluiu o desporto do país.

O CPI anunciou a decisão de suspender o Comité Paralímpico Russo no Rio de Janeiro, com seu presidente Philip Craven dizendo que os atletas paralímpicos russos fizeram parte de um sistema de fraude que tem o apoio do governo russo.

A Rússia imediatamente anunciou que apelará contra a suspensão junto ao Tribunal Arbitral do Desporto.

A decisão do CPI segue a publicação do relatório McLaren, em Julho, que implicou atletas paralímpicos num doping generalizado e encobrimentos que levaram à suspensão de muitos competidores da Olimpíada.

Enquanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu contra uma suspensão geral, o CPI não seguiu a mesma linha nos seus próprios Jogos, que serão realizados entre 7 e 18 de setembro.

Na semana passada, falando à equipa olímpica da Rússia antes da viagem ao Rio, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o desporto russo foi vítima de uma trama de inimigos estrangeiros, motivada por política.

XS
SM
MD
LG