Links de Acesso

Rússia: Segundo atentado de Volgogrado coloca ameaça aos Jogos de Inverno


Pelo menos 14 pessoas morreram hoje num atentado bombista na cidade de Volgogrado que fica a pouco mais de 600 quilómetros de Sochi cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos do Inverno de Fevereiro.

É o segundo ataque suicida em pouco mais de 24 horas naquela cidade. Ontem um ataque bombista na principal estação ferroviária terá provocado a morte de outras 17 pessoas.

Um porta-voz da principal agência de investigação russa disse que o atentado desta Segunda-feira foi similar ao de ontem, confirmando assim as alegações que os mesmos estariam relacionados.

De acordo com as autoridades cerca de 30 pessoas ficaram feridas no ataque de hoje que destruiu o autocarro-eléctrico e provocou estilhaços das janelas dos edifícios da cercania.

Uma testemunha não identificada descreveu o momento da explosão.

“A explosão apanhou-me de forma inesperada – eu não percebi o que estava a acontecer. Vidros por todas as partes, armações de janelas foram projetadas nas ruas. Bem, como deve perceber, comecei a ajudar os outros, as pessoas normais iam apoiando as outras, colocando outras em veículos particulares para transportar ao hospital.”

O Kremelin anunciou que o presidente Vladimir Putin ordenou a agência de luta anti-terrorista para reforçar os seus dispositivos em Volgogrado e noutras partes do país. A ministra russa da saúde, Veronika Skvortsova detalhava o plano de emergência.

“Dois aviões estão em situação de alerta, e se houver pessoas em situações graves, enviaremos os aviões imediatamente. Até ao momento é difícil pronunciar sobre o estado das pessoas que se encontram nos hospitais, mas todos os pacientes estão em más condições com queimaduras, e múltiplas lesões, típicas de ferimentos provocados por uma explosão.”

Até ao momento não houve reivindicação por nenhuma das explosões. Esses ataques acontecem quando faltam apenas poucas semanas para o início dos Jogos Olímpicos do Inverno em Sochi, a cidade situada a cerca de 650 quilómetros ao sudoeste de Volgogrado. Militantes islâmicos tinham ameaçado atacar civis e romper os Jogos de Inverno.

O Comité Olimpico Internacional já apresentou condolências as vítimas mas refirmou-se confiante que o governo russo tem capacidades para garantir segurança durante os Jogos.
XS
SM
MD
LG