Links de Acesso

Roque Santeiro Próximo do Fim


Roque Santeiro Próximo do Fim
Roque Santeiro Próximo do Fim

Não são muito claras as causas por detrás desta decisão que, aos poucos, está a ser tornada pública

A administração de Luanda pondera transferir o popular mercado do Roque Santeiro para a área do Panguila, uma nova concentração urbana situada a, aproximadamente,quinze quilómetros a Norte da cidade de Luanda. O mês de Junho é a data apontada.
Não são muito claras as causas por detrás desta decisão que, aos poucos, está a ser tornada pública. Fala-se da criminalidade e/ou necessidade de descongestionamento da área por onde passa uma das principais vias que dá acesso a zona industrial Norte.
Observadores consideram que a localização dos mais de 500 mil metros quadrados desta área, que tem vista privilegiada para o mar, reforçou a cobiça e um voraz concurso por parte de interesses privados bilionários.
O governo terá criado já uma comissão para tratar do assunto. O registo dos vendedores assinala, para já, um primeiro passo.
No local,não houve ainda uma comunicação oficial embora responsáveis,ao nível da administração comunal, tenham tornado público este programa.
O Roque Santeiro é uma típica e referenciada superfície comercial informal para onde confluem milhões de pessoas que vendem e demandam bens e serviços de todo o género.
Pela natureza do negócio o seu "cash-flow" não está determinado, muito embora especialistas em mercados estimem em muitos milhões de dólares o movimento diário.
Dona Ângela é comerciante de calçado na zona dos Santomenses. Prestes a completar 40 anos de idade, conta que quando começou a frequentar o espaço não havia se quer edificações!
Na mesma secção encontramos dona Odeth. É mãe de quatro filhos. O negócio é sua principal fonte de rendimentos. A distância a que querem devotá-las ameaça a sua sobrevivência.
Um dos maiores problemas, por exemplo, tem a ver com os acessos para a nova zona.
A localização do Roque, o feitichismo do negócio que se gerou, a exclusividade e informalidade das vendas do produtos em concorrência com o mercado formal, trouxeram o chamado aviamento comercial hoje muito cobiçado por potenciais investidores.
O Roque Santeiro por tudo que nele é produzido transformou-se num mundo dentro de Luanda.
A propalada mudança seria até norma, não fossem os transtornos que causará aos seus usuários, sejam eles vendedores e consumidores, estes últimos de todas as classes.
Muitos créditos constituídos junto de entidades afins, sejam elas bancárias ou similares, estão na eminência de não vir a ser honrados, disse Arlindo Lemos vendedor de roupas.
Os nossos esforços de ouvir a versão dos responsáveis não resultaram.

XS
SM
MD
LG