Links de Acesso

Rex Tillerson pressiona Rússia a estar com os EUA ou contra


Secretário de Estado Americano Rex Tillerson na reunião do G-7 em Lucca, Itália, Abril, 11, 2017.
Secretário de Estado Americano Rex Tillerson na reunião do G-7 em Lucca, Itália, Abril, 11, 2017.

O Secretário de Estado Americano Rex Tillerson disse que a Rússia tem que escolher entre alinhar-se com os Estados Unidos e outras nações do ocidente ou ao Presidente sírio Bashar Assad, Irão e ao grupo militante Hezbollah.

Tillerson falou nesta Terça-feira, 11 Abril, na cidade italiana de Lucca onde ele participou numa reunião de ministros das relações exteriores do grupo dos 7 países industrializados, o G7.

Os Estados Unidos responsabilizam Assad pelo ataque químico da semana passada na Síria que matou mais de 80 pessoas e levou o Presidente Americano a comandar o lançamento de mísseis aéreos contra uma base aérea síria, em retaliação.

Tillerson disse que este tipo de ataque químico não pode voltar a acontecer e que os Estados Unidos querem aliviar o sofrimento do povo sírio.

Nas palavras de Tillerson, a Rússia pode ser parte desse futuro e ter um papel importante nesse processo ou manter a sua aliança com a Síria, o que Tillerson não acredita que vá servir os interesses da Rússia a longo prazo.

O ministro britânico Boris Johnson pediu ao G7 para considerar novas sanções contra os dois aliados em resposta ao ataque químico, mas o ministro das relações exteriores italiano Angelino Alfano diz que não houve consenso entre os ministros que participaram na reunião do G7 para se estabelecerem novas sanções contra a Rússia e a Síria, noticiou a Associated Press

XS
SM
MD
LG