Links de Acesso

Rússia representa um perigo para os Estados Unidos, Rex Tillerson


 Rex Tillerson
Rex Tillerson

E “deverá ser responsabilizada pelas suas acções”.

Rex Tillerson, nomeado de Donald Trump para chefiar a diplomacia americana, disse que a Rússia representa um perigo para os Estados Unidos e as suas recentes acções negligenciaram os interesses americanos.

“A Rússia deverá ser responsabilizada pelas suas acções”, tais como a invasão da Ucrânia, disse Tillerson na audiência da sua confirmação, hoje, no Comité de Relações Internacionais do Senado.

Tillerson disse aos legisladores que “os nossos aliados da NATO estão alarmados por uma Rússia ressurecta” e que Trump defende relações estreitas para lidar com essa reaparição que ocorreu “na ausência de uma liderança Americana”.

Ele fez referência à necessidade de um diálogo aberto e franco com a Rússia em relação à sua ambição para que os Estados Unidos possam planificar as suas acções.

Ao nomear Tillerson, em finais de 2016, Trump disse que o antigo executivo da petrolifera Exxon Mobil “sabe gerir uma organização global, o que é crucial para dirigir com sucesso o Departmento de Estado”.

Tillerson, de 64 anos de idade, poderá ver complicada a sua confirmação, por causa da sua relação de proximidade com o Presidente russo Vladimir Putin, do qual recebeu em 2013 a Ordem de Amizade.

Muitos senadores, incluindo John McCain, candidato presidencial de 2008, e Marco Rubio, que retirou a sua candidatura nas primárias de 2016, manifestaram reservas em função do relacionamento de Tillerson e Putin.

XS
SM
MD
LG