Links de Acesso

Republicanos activam "opção nuclear" e devem aprovar juiz para o Tribunal Supremo

  • Redacção VOA

Neil Gorsuch deve ser aprovado para Tribunal Supremo

Pela primeira vez um juiz será aprovado para o Tribunal Supremo por maioria simples de votos no Senado

A maioria do Partido Republicano no Senado dos Estados Unidos eliminou no início da tarde desta quinta-feira, 6, uma regra antiga que permitia ao partido que está em minoria bloquear a nomeação de um juiz para o Tribunal Supremo.

Os conservadores avançaram para a chamada “opção nuclear”, em que a maioria simples dos votos dos senadores garante a aprovação de um nome para cargos federais.

Com esta decisão, o Presidente Donald Trump vai ver aprovado o nome do juiz Neil Gorsuch, um conservador que recebeu a oposição dos democratas.

Esta decisão já era esperada, mas ainda havia a esperança de que os dois partidos conseguissem chegar a um acordo para evitar a eliminação da regra, uma decisão vista como um enfraquecimento do debate entre os 100 senadores.

Na votação para pôr fim ao debate e seguir para a votação final, 55 senadores votaram a favor (51 do Partido Republicano e quatro do Partido Democrata), o que ficou aquém dos 60 necessários.

Depois, foi perguntado aos senadores se queriam manter a fasquia nos 60, com 52 republicanos a votar contra e 46 democratas e 2 independentes a favor.

A “opção, nuclear” foi usada no passado por democratas para a nomeação de titulares de outros cargos na Administração Federal, nunca foi activada para a nomeação de um juiz para o Tribunal Supremo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG