Links de Acesso

"República di Mininus" mobiliza guineenses a favor de crianças e jovens


Mercado de Bandim na cidade de Bissau, capital da Guiné-Bissau. Abril de 2014
Mercado de Bandim na cidade de Bissau, capital da Guiné-Bissau. Abril de 2014

O conceituado actor afro-americano Danny Glover, personagem principal do filme “República di Mininus”, do cineasta guineense, Flora Gomes, aderiu ao movimento e fez um apelo a favor das crianças e jovens do país.

O Movimento República di Mininus Hoje, apresentado pela primeira vez em Bissau no passado dia 15 de Março, e divulgado desde então por todo o país, apresentou esta sexta-feira, 11, o resultado da sua campanha de mobilização pela causa das crianças e jovens.
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:53 0:00
Faça o Download

A campanha durou quase um mês e mobilizou muitas sensibilidades, da política, à sociedade, passando pela cultura passando pelo desporto.

O compromisso foi definir uma agenda comum para trabalhar pelo bem-estar das crianças e jovens da Guiné-Bissau que, por serem a maioria, exigem o respeito pelos seus direitos.

Bacar Mané, vice-Presidente do Parlamento Infantil da Guiné-Bissau e Porta-voz da República dos Meninos fez em conferência de imprensa um balanço positivo dos trabalhos realizados.

Entre as várias figuras que se associaram à República di Mininus, instituída em Dezembro do ano passado, figura o conceituado actor afro-americano Danny Glover, personagem principal do filme “República di Mininus”, do cineasta guineense, Flora Gomes, sobre o qual se inspirou o movimento das crianças e jovens guineenses.

Num vídeo apresentado na entrevista colectiva, Glover laçou um apelo internacional de ajuda as meninos e jovens da Guiné-Bissau, que resultou da ofensiva diplomática das crianças e jovens guineenses.
XS
SM
MD
LG