Links de Acesso

Homens armados da Renamo assumem território de Chiramba, em Sofala


A patrulha da região já está a ser feita pelos homens da Renamo.

A Renamo fez a primeira ocupação admnistrativa este domingo, 24, ao tomar o controlo o território de Chiramba, no distrito de Chemba, na província moçambicana de Sofala, uma das regiões que ameaça governar à força.

Um grupo de homens armados do partido dirigido por Afonso Dhlakama assaltou o edifício estatal, tomou o controlo as residências protocolares do Governo e arreou as bandeiras oficiais, para de seguida instalar-se no posto policial local.

O relato foi feito à VOA por moradores na região.

O grupo tem feito patrulhas com motorizada da corporação, que foi arrancada ao único agente que estava de serviço durante a invasão e que foi deixado escapar com vida.

Moçambique vive uma nova instabilidade politico-militar, que tem conhecido um recrudescimento da violência com ataques a viaturas civis em colunas escoltadas pelo exército em dois troços da principal estrada de Moçambique, pela recusa da Renamo em reconhecer os resultados eleitorais de 2014.

O partido liderado por Afonso Dhlakama continua a ameaçar governar a forças as seis provincias do centro e norte onde reivindica vitoria nas eleições de 2014.

XS
SM
MD
LG