Links de Acesso

Renamo apresenta projecto das autarquias provinciais

  • Ramos Miguel

Analista diz que projecto é uma vitória de Filipe Nyusi.

A Renamo submeteu hoje ao parlamento o projecto das autarquias provinciais, que é visto por analistas como uma vitória para os moçambicanos, no sentido de que isso poderá travar a espiral de um discurso incendiário que Afonso Dhlakama vem desenvolvendo no país.

Com efeito, a proposta da Renamo já faz parte da agenda da próxima sessão da Assembleia da República, a iniciar-se no dia 31 deste mês em Maputo.

Para o jurista Tomás Vieira Mário, a medida é uma vitoria dos moçambicanos, particularmente do Presidente Filipe Nyussi. "Ele conseguiu travar a espiral de um discurso incendiário que Afonso Dhlakama vem desenvolvendo no país, até com um discurso muito violento de que já não faremos qualquer guerrilha nas províncias, mas a guerrilha seria em Maputo", afirmou o analista.

Entretanto, o Presidente do Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento(PDD) lamenta o facto de antes de o documento ser apresentado, ter sido questionada a sua pertinencia.

Raul Domingos referiu que "todos nós assistimos que houve pessoas que se fizeram ao terreno, para dizer que não vamos aceitar as regiões autónomas".

XS
SM
MD
LG