Links de Acesso

Sepulturas dos reis do Ndongo ao deus dará em Malanje


Guardiões dos túmulos do rei Ngola Kiluanje e da rainha N'Jinga Mbande
Guardiões dos túmulos do rei Ngola Kiluanje e da rainha N'Jinga Mbande

O rei da linhagem da raínha Njinga Mbande propõe ao executivo do presidente José Eduardo dos Santos elevar o sector de Cabombo à categoria de município

Na linhagem da raínha Njinga

O quadragésimo terceiro rei do Ndongo, Buba Nvula Dala Mana “Cabombo” confirmou, recentemente, no seu palácio, em Cabombo, Município de Marimba, a mais de 200 quilómetros a nordeste de Malanje que as sepulturas dos seus antepassados estão em mau estado de conservação.

Estrada de acesso aos túmulos reais em Malanje
Estrada de acesso aos túmulos reais em Malanje

Sua majestade revelou o facto à imprensa local,durante uma actividade de pesquisa de dados sobre a vida e obra dos reis da região,como antecâmara para um simpósio internacional que está a ser preparado pela Associação dos Naturais e Amigos de Marimba (ANA-Marimba).

Disse o rei: "Com relação às sepulturas dos antepassados,os reis desta região, da linhagem matrilinear do reino do Ndongo conta-se em 43, hoje ele é a 43º pessoas mas, das sepulturas, algumas são protegidas por algumas pessoas que recebem algum subsídio. Por outro lado,no município de Massango que não tiveram a probabilidade de merecerem o registo junto do Ministério da Administração do Território, e esses, as sua sepulturas estão entregues ao deus dará, isto constitui para mim agrande preocupação junto do governo para ver se consegue resolver esse problema”.

Mausoléu de Ngola Kiluanje e N'Jinga Mbande
Mausoléu de Ngola Kiluanje e N'Jinga Mbande

O acesso a Mukulu-Ya-Ngola, localidade onde estão as tumbas dos reis Ngola Kiluanje, raínha Njinga Mbande, Ngola Mbande e outros, a 237 quilómetros da cidade capital, é pessímo por estrada e as populações vivem a baixo do nível da pobreza.

A partir da ponte sobre o rio Hamba na zona do Lukinje até a área do Cuale naquele lado todo não existem estradas, antigamente havia que os portugueses tinham feito, neste momento são caminhos de corta-mato que se regista.

Então, isto impede o desenvolvimento desta região, é uma zona isolada que carece da intervenção do governo e ver que o quê se pode fazer.

Veneração de Ngola Kiluanje
Veneração de Ngola Kiluanje

"A partir de Cambombo a Banje-Ya-Ngola na via que vai até a fronteira, também é - conforme viram - a realidade no terreno, as estradas estão pessímas. Precisa o governo de meter uma mão forte, para mudar o curso da história desta área”.

A distância que separa a comunas de Dala-Samba e Banje-Ya-Ngola são de mais de 40 quilómetros, agravada pelo avançado grau de degradação e com os caudais dos rios que atravessam o corredor durante a época chuvosa. Para inverter este quadro, o rei da linhagem da raínha Njinga Mbande propõe ao executivo do presidente José Eduardo dos Santos elevar o sector de Cabombo à categoria de município, com as respectivas estruturas administrativas.

Veneração de N'Jinga Mbande
Veneração de N'Jinga Mbande

A autoridade tradicional recebeu garantias do presidente executivo da Associação do dos Naturais e Amigos de Marimba (ANA-Marimba), José Joaquim Mango, que estão em curso discussões com o governo central para a construção de um memorial onde repousam os restos mortais dos reis do Ndongo.

O rei Ngola Kiluanje e a raínha Njinga Mbande compatilham a mesma cabana coberta de capim seco e renovada consoante a necessidade.

XS
SM
MD
LG