Links de Acesso

Rei da Arábia Saudita morreu, irmão é o novo monarca


Cerimónia fúnebre do Rei saudita Abdullah bin Abdul Aziz, Riade, Jan. 23, 2015.
Cerimónia fúnebre do Rei saudita Abdullah bin Abdul Aziz, Riade, Jan. 23, 2015.

A notícia foi dada esta noite (já Sexta-feira em Riade) pela televisão estatal da Arábia Saudita.

Salman é o novo rei da Arábia Saudita. Depois da confirmação da morte ontem do rei Abdullah, o novo rei da Arábia Saudita é o irmão Salman bin Abdul-Aziz Al Saud, de 79 anos de idade. Ele foi nomeado príncipe e ministro da Defesa em 2012, depois de ter sido governador da província de Riade durante cinco décadas.

Com a nomeação de rei, Salman designou imediatamente Muqrin como seu sucessor, o que necessita ainda da aprovação do Conselho de Família, evitando assim especulações sobre o caminho da sucessão real do maior exportador de petróleo do mundo.

Na sua primeira intervenção hoje, 23, o novo rei Salman, prometeu manter a mesma linha dos seus antecessores. "Seguiremos, com a força de Deus, no caminho recto que este Estado tem seguido desde sua criação pelo rei Abdel Aziz Ben Saud e pelosseus filhos depois dele", disse o soberano numa mensagem transmitida pela televisão.

O rei também fez um pedido por unidade e solidariedade entre os países muçulmanos e árabes, e prometeu servir ao país e protegê-lo de todo mal. Salman nomeaou como ministro da Defesa um dos seus filhos Mohamed Ben Salman.

XS
SM
MD
LG