Links de Acesso

Regresso do presidente Angolano antecedido de manifestação


Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos
Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos
O Presidente angolano regressou ao país ao princípio da noite deste sábado após uma ausência de mais de seis semanas.

Acompanhado da sua mulher, Ana Paula dos Santos, o Presidente angolano foi recebido no Aeroporto de Luanda pelo vice-presidente da República, Manuel Vicente, e por outros titulares do seu governo.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:32 0:00
Faça o Download

Eduardo dos Santos era proveniente de Malabo capital da Guine Equatorial onde passou o testemunho de presidente em exercício da Comissão do Golfo da Guiné ao seu homólogo, Teodoro Obiang Nguema.

O Presidente da República, esteve inicialmente em visita privada no Reino da Espanha onde permaneceu mais tempo do que o habitual, o que deu azo a algumas especulações na imprensa internacional.

Não foi dada qualquer explicação oficial sobre a prolongada ausência do país do Presidente da República tal como chegou a ser exigido pela UNITA e pela CASA CE, os principais partidos da oposição.

Notícias publicadas no estrangeiro afirmaram que dos Santos ter-se-ia deslocado a Barcelona para efectuar testes médicos e que durante a sua ausência também esteve fora desta cidade por cerca de uma semana.

Essas notícias, não confirmadas por fontes oficiais, publicaram mesmo a clínica onde o presidente teria efectuado testes.

Entretanto, como já se esperava, o regresso a Luanda de Eduardo dos Santos foi antecedido de uma manifestação preparada pela organização feminina do MPLA, o partido no poder.

A passeata seguida de um acto político juntou algumas centenas de mulheres, e, segundo a imprensa pública serviu para enaltecer a iniciativa de José Eduardo dos Santos de realizar encontro de auscultação com a juventude.
XS
SM
MD
LG