Links de Acesso

Recursos Naturais: Analistas moçambicanos defendem revisão de contratos


Moçambique, apesar do seu enorme potencial em recursos naturais, sobretudo energéticos, apresenta ainda elevados níveis de pobreza.

Vários analistas dizem que os contratos assinados entre o Governo moçambicano e as multinacionais para a exploração de recursos naturais deviam ser revistos, de modo a que os enormes investimentos no sector possam contribuir para diminuir a pobreza no país.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:06 0:00
Faça o Download

Moçambique, apesar do seu enorme potencial em recursos naturais, sobretudo energéticos, apresenta ainda elevados níveis de pobreza. Todos os recursos são absolutamente exportados em bruto.

O analista Tomás Rondinho diz que a fundição de alumínio Mozal, localizada na Matola, sul de Moçambique, e a companhia que faz a exploração de gás natural em Temane e Pande, na província de Inhambane, igualmente no sul, fazem parte dos mega projectos cujos contratos deviam ser revistos em benefício do país.

A economista Inocência Manuel afirma que, se no passado esses contratos faziam sentido, agora não há como defendê-los.

"Esses contratos foram assinados numa situação em que Moçambique não tinha know how sobre como explorar e gerir, nem capital para investir no sector dos recursos naturais, mas acho que já houve tempo de recuperação do investimento, e penso que é momento de revermos os contratos", destacou.

Entretanto, Rondinho defende que as multinacionais devem ser obrigadas a observar a questão de conteúdo local, adquirindo no país alguns bens e serviços, o que poderá contribuir para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas moçambicanas.

XS
SM
MD
LG