Links de Acesso

Raúl Tati publica história da igreja em Cabinda

  • José Manuel

Padre Raul Tati

Padre Raul Tati

Livro contém pormenores inéditos

O livro de Raul Tati “Cabinda - Percurso histórico de uma igreja entre Deus e Cesar de 1975 a 2012” é lançado esta Sábado em Cabinda com a presença do bispo de Cabinda Dom Filomeno Vieira Dias.




No livro Raul Tati, recupera um conjunto de documentos de inegável valor histórico para a vida da diocese e de todos os interessados na questão de Cabinda para além de através deles se manifestar a vontade e intenção de se erguer o enclave no conjunto das nações.

Escrito por um dos mais destacados protagonistas da história recente de Cabinda, “Cabinda - Percurso histórico de uma igreja entre Deus e César levanta factos, apesar de muitos deles serem vergonhosos, que apresentam ao leitor o calvário que caracterizou a criação da diocese de Cabinda até a nomeação de um bispo não autóctone.

O livro com cerca de 400 páginas traz à superfície, documentos reveladores do percurso de uma igreja marcada por interferências políticas e como escreveu o próprio autor: aqui vão , pois, factos históricos escritos por esse povo e por essa igreja com suor e sangue, em paginas que constituem esteio para a compreensão da dinâmica histórico-existencial do homem.

A obra foi inspirada pelo já falecido padre João de Brito Mayamba monteiro, antes da detenção do sacerdote em Março de 2010, na sequência do ataque da FLEC a selecção de futebol do Togo.

Revela a confissão do núncio apostólico Angelo Beccio ter admitido a introdução de homens armados nas eucaristias para a protecção de bispos e de sacerdotes e revela igualmente o papel da igreja na libertação de alguns cidadãos portugueses e o protagonismo politico do clero de Diocesano na questão de Cabinda.

A obra será lançada amanha as 9 horas no salão da unta, no centro da cidade de Cabinda, cuja a figura de maior destaque do evento será a do bispo de Cabinda Dom Filomeno Vieira Dias.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG