Links de Acesso

Rafael Marques apresenta queixa por difamação calúnia em Portugal contra Sindika Dokolo


Rafael Marques, activista angolano e jornalista de investigação, nos estúdios da VOA em Washington DC
Rafael Marques, activista angolano e jornalista de investigação, nos estúdios da VOA em Washington DC

Marido da empresária angolana Isabel dos Santos chamou o activista de "testa-de-ferro" de uma estratégia de desestabilização.

O activista e jornalista angolano Rafael Marques enviou nesta terça-feira, 26, por correio, uma queixa por difamação e calúnia contra o empresário Sindika Dokolo, genro do Presidente de Angola.

Em informação revelada pelo portal Makangola, o documento, que deverá ter dado entrada ontem, 27, no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Ministério Público do Distrito de Lisboa, a queixa de Rafael Marques refere-se à entrevista do empresário Sindika Dokolo ao Jornal de Negócios, publicada no dia 23 de Fevereiro.

A queixa baseia-se em acusações proferidas por Sindika Dokolo, marido da empresária angolana Isabel dos Santos, filha do chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, que apontou Rafael Marques como um “testa-de-ferro” de uma estratégia de “desestabilização”. “

Na entrevista, e ainda de acordo com o Makangola, Dokolo acusa Rafael Marques de falta de ética, incompetência, ser testa-de-ferro e prosseguir valores antidemocráticos”.

A entrevista em causa foi feita poucos dias depois de ser conhecida a queixa-crime que Rafael Marques apresentou em Angola contra Sindika Dokolo “por burla e esbulho de terras do Estado” angolano.

O documento da queixa, entregue no DIAP, e divulgado ontem na Visão 'online', sublinha ainda que Rafael Marques é um jornalista e um activista de Direitos Humanos que vê a sua “reputação e credibilidade” atingidas ao afirmar-se que é incompetente e que tem falta de ética.

XS
SM
MD
LG