Links de Acesso

Quirimbo: Uma vila isolada em Angola


Falta de ligações de celulares e péssimas estradas isolam a vila.

No Quirimbo, município da Kilenda no Cuanza Sul, é preciso andar cerca de 8 quilómetros para se poder falar ao telefone e o isolamento intensifica-se devido ao mau estado da estrada.

A reportagem da VOA visitou o Quirimbo, vila localizada a sul da sede da vila da Kilenda. Quirimbo é uma comuna potencialmente agrícola sendo o café, palmar, cultivo de mandioca, batatas renas e doce, feijão e hortícolas as culturas que mais se destacam na região e não dista muito da sede da vila da Kilenda, cerca de 15 quilómetros, mas a estrada está totalmente degradada, e Quirimbo encontra-se totalmente isolada e abandonada.

Se a estrada é apontada por alguns como o problema do momento devido à falta de acesso a vários bens e serviços para a região, outros enfrentam o isolamento por falta de comunicação.

No Quirimbo a comunicação é praticamente inexistente e os utentes de telemóveis têm de percorrer cerca de oito quilómetros para terem acesso à rede

Jovens professores, enfermeiros e profissionais de outras áreas alí colocados pedem uma maior atenção do Governo. Cardoso Manuel pede por antenas de comunicação: “para se telefonar temos que andar oito quilómetros e à noite não se consegue fazer nada”, disse afirmando que “outra preocupação” é o mau estado das estradas.

O município da Kilenda dista 30 quilómetros da cidade da Gabela mas para se chegar àquela localidade há que vencer 30 quilómetros de uma estrada esburacada. São cerca de três horas de viagem .

Para o jovem Martins há necessidade de obras para que os meios de transportes cheguem a Quirimbo porque por agora só como motos: «Nós sentimos bastante a falta de bens de primeira necessidade, e os poucos que chegam só através de viaturas todo terreno", disse.

A população de Quirimbo clama por táxis que liguem o município à cidade da Gabela e à vila de Kilenda. Uma das grandes preocupações prende-se com as condições em que é consumido o peixe que chega com muitas dificuldades à comuna.

XS
SM
MD
LG