Links de Acesso

PSDB sai na frente nas eleições municipais no Brasil

  • Redacção VOA

Aécio Neves, líder do PSDB

Aécio Neves, líder do PSDB

PT conhece dia amargo.

O PSDB, partido liderado por Aécio Neves, candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2014, foi o principal vencedor das eleições de 2016 nas capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores, que concentram quase 38 por cento da população do país.

O partido, que tem hoje 18 câmaras municipais desse grupo de 93 cidades, elegeu os seus candidatos em 14 municípios e está na segunda volta em 19 disputas, podendo, portanto, chegar, a 33 presidentes de câmaras municipais a 30 de outubro.

As principais vitórias na primeira voltar foram em São Paulo, com João Doria, e em Teresina (PI), com a reeleição de Firmino Filho.

O PT, dos antigos presidentes Lula da Silva e Dilma Rousseff, sai das urnas nas cidades grandes e médias com um dos piores desempenhos entre os partidos.

A formação política conta com 14 presidentes de câmaras municipais nesse grupo de municípios, tendo reeleito apenas Marcus Alexandre em Rio Branco, no Estado do Acre, e está em sete disputas na segunda volta.

O partido perdeu grandes capitais como São Paulo e Goiânia e de cidades importantes no Estado de São Paulo, como Guarulhos, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.

O PMDB, do presidente Michel Temer, tem a possibilidade de melhorar o seu desempenho no G-93 das cidades brasileiras. T

Actualmente tem 10 câmaras municipais, mas já elegeu candidatos na primeira volta em sete municípios e concorre em mais 14 cidades.

Os peemedebistas disputam a segunda volta emseis capitais: Cuiabá, Florianópolis, Goiânia, Macapá, Maceió e Porto Alegre.

O PSB, que é hoje o terceiro colocado no chamado G-93, com 11 cidades, poderá no máximo igualar o seu desempenho no grupo.

O DEM, que tem cinco câmaras municipais no G-93, conquistou ou manteve três, entre elas a de Salvadore disputa a segunda volta em três cidades.

XS
SM
MD
LG