Links de Acesso

PRS denuncia garimpo ilegal na Lunda Norte por policias e militares

  • Redacção VOA

Comando da polícia acusa PRS de frabricar factos.

O Partido de Renovação Social (PRS) denuncia a extração ilegal de diamantes por parte de elementos da polícia e das Forças Armadas Angolanas (FAA) na região diamantífera do Cuango, na Lunda Norte.

O comando municipal do Cuango desmente a existência de grupos organizados de garimpeiros integrados por efectivos da corporação.

O representantedo PRS na região, Alex Narciso, disse à VOA ter surpreendido na segunda-feira, 5, membros das FAA e da Polícia Nacional a extrair diamantes numa mina que se situa a cerca de seis quilómetros da sede do município do Cuango, chefiados por um inspector identificado por Zeferino, comandante de uma esquadra local.

A mina em causa, diz a mesma fonte, está localizada num terreno pertencente a um soba local conhecido por “Fama”, a quem os garimpeiros pagam pela autorização do garimpo cerca de dois mil kwanzas cada.

Entretanto, uma fonte do comando municipal da polícia do Cuango desmentiu a existência de elementos da corporação implicados em tais actos.

A fonte, na condição de não ser identificada, acusa os responsáveis do PRS de fabricarem factos, mas admitiu ser “complexa e complicada” a situação de extracção ilegal de diamantes na região.

A sua Opinião

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG