Links de Acesso

Empreendedores jovens em Nampula sem acesso a financiamentos


Jovens no emprego informal em Nampula
Jovens no emprego informal em Nampula

Mais de 100 projectos aguardam por apoios desde 2016

A crise económica em Moçambique está a dificultar o financiamento das iniciativas de jovens empreendedores na província de Nampula.

Cerca de 100 projectos de geração de emprego submetidos a financiamento em 2016, no âmbito do Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis, não receberam qualquer apoio devido à falta de transferência de fundos pelo Governo central para a Direcção Provincial da Juventude e Desportos.

Agricultura, avicultura e comércio foram os sectores que mais atrairam a atenção dos empreendedores, tanto em associações como a nível individual.

O director provincial da Juventude e Desportos, Cachimo Raul, diz que o total dos projectos está avaliado em 800 mil meticais (cerca de 12 mil dólares).

O presidente da Associação de Jovens com Visão para o Civismo dos Mercados em Nampula (Ajuvecimena) reconhece que o país não está nas melhores condições financeiras e acredita que esta é a razão para a demora na resposta dos financiamentos.

Pedro Fernando pede ao Governo que não pare com o apoio às iniciativas da juventude por ser uma camada ainda vulnerável.

O nível de desemprego entre os jovens em Nampula é acentuado.

Muitos terminam o nível médio e optam pelo comércio informal, mas enfrentam muitas dificuldades para conseguir financiamos.

Milagres Khupula é um jovem empreendedor residente na cidade de Nampula e há quase 10 anos é proprietário de um centro de formação profissional, mas nunca beneficiou de qualquer fundo.

Khupula defende a massificação das linhas de microcrédito para que os jovens tenham oportunidades de desenvolver as suas iniciativas que visem gerar empregos.

XS
SM
MD
LG