Links de Acesso

Professores na Huíla preocupados com cortes orçamentais


João Francisco, Presidente do Sindicato dos Professores na provincia da Huíla, Angola
João Francisco, Presidente do Sindicato dos Professores na provincia da Huíla, Angola

Professores e Governo alcançaram acordo após greve de três meses em 2014

O Sindicato de Professores na Huíla(Sinprof) espera que a contenção nas despesas públicas anunciada pelo Estado em 2015 não se reflicta negativamente nos passos ainda que tímidos já iniciados tendentes a resolver os problemas dos docentes na região.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:41 0:00
Faça o Download

Na sequência do fim da greve no ensino geral observado em 2014 durante de três meses, o Governo local iniciou o processo de promoções ao invés da actualização da carreira docente conforme exigem os professores.

O secretário provincial do Sinprof João Francisco disse que apesar de não ser o desejado apegou-se no velho adágio popular, segundo o qual na ausência do melhor o pior serve.

“O que o sector tem estado a fazer são promoções, mas no conselho nacional o ano passado ficou decidido que o que nós pretendemos são as actualizações”, reiterou o sindicalista.

As dezenas de professores em vias de passarem a reforma é a grande preocupação que o sindicato promete se bater em 2015.

“Já que não há valores monetários ou meios materiais para gratificar alguém que vai paa a reforma seria pelo menos a pessoa sair num escalão que corresponda ao seu tempo de serviço e às habilitações que ostenta”, acrescentou.

João Francisco espera que 2015 venha a ser o ano do cumprimento do pagamento dos vários subsídios a que o Executivo se comprometeu pagar em 1996 e acredita que a crise anunciada em 2015 passe ao lado.

XS
SM
MD
LG