Links de Acesso

Presos em Malanje vão à escola

  • Isaías Soares

Reclusos na Cadeia da Comarca

Segundo ciclo introduzio na Cadeia da Comarca e reclusos pedem mais apoio material

O segundo ciclo do Ensino Secundário em Malanje foi introduzido neste ano lectivo no Estabelecimento Prisional de Malanje Cadeia da Comarca, onde estão matriculados 75 alunos nas salas anexas da escola Osvaldo Serra Van-Dúnem.

Ao grupo estão associados outros 59 estudantes.

Os professores daquela instituição têm o transporte garantido por parte da Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.

“É um desafio que nós traçámos desde Setembro de 2016, é um projecto saído de um outro projecto denominado visita ao domicílio do aluno”, revelou o director do referido estabelecimento do ensino secundário, Osvaldo Farias..

Depois de cumpridas a penas e no âmbito do processo de ressocialização, os presos poderão ingressar no Snsino Superior, refere a mensagem dos reclusos na abertura do ano lectivo na instituição onde estão encarcerados 1.291 indivíduos.

Mas numa mensagem os reclusos disseram que precisam de mais apoio material

Recluso pede mais ajuda material
Recluso pede mais ajuda material

“A formação académica e profissional da população penal como parte do processo reeducativo facilitará a ressocialização na sociedade dos reclusos após o cumprimento das suas penas, mas necessitamos do aumento de materiais didácticos para cobrir as necessidades dos alunos durante o ano lectivo”, disse um dos reclusos.

O director do Estabelecimento Prisional de Malanje, superintendente-chefe Prisional António José “Tony” disse que o sonho se tornou realidade.

Osvaldo Faria director de escola II ciclo Osvaldo Serra Van Dunem
Osvaldo Faria director de escola II ciclo Osvaldo Serra Van Dunem

“O sonho da introdução do ensino médio torna-se realidade e é o resultado de um processo iniciado de algum tempo a esta parte e que faz parte do sistema de ressocialização e educação no meio prisional”, concluiu.

A sua Opinião

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG