Links de Acesso

EUA: Presidente Obama menos bem no primeiro debate para as presidenciais

  • Kent Klein

Ilustração do primeiro debate entre o presidente cessante Barack Obama e o candidato republicano, Mitt Romney na noite de Quarta-feira, 03 de Outubro de 2012

Ilustração do primeiro debate entre o presidente cessante Barack Obama e o candidato republicano, Mitt Romney na noite de Quarta-feira, 03 de Outubro de 2012

Mitt Romney aproveitou uma nobre ocasião para se galavanizar diante de um presidente que desde o início deu sinais de que estava ausente do debate

Os eleitores americanos são de opinião que o ex-governador de Massachusetts,Mitt Romney,ganhou o debate presidencial de ontem, isso de acordo com duas sondagens de opinião durante a noite.

A sondagem da cadeia CNN, com 430 eleitores, indica que 67 por cento dos inquiridos responderam que Romney ganhou o debate,em comparação com 25 por cento apenas a favor do democrata,Barack Obama.

Por outro lado, mais de 500 eleitores que responderam a uma sondagem da cadeia CBS,declararam -se indecisos, ao mesmo tempo que 46 por cento dos inqueridos disse ser de opinião que Romney terá saido vencedor contra Obama.

O presidente Barack Obama e o seu adversário republicano Mitt Romney tiveram ontem o primeiro debate para as eleições presidenciais de Novembro.
O tema deste primeiro frente a frente, foi o estado da economia americana...

Durante 90 minutos o presidente e o antigo governador do Estado de Massachusetts debateram-se sobre a recuperação da economia.
Mitt Romney foi agressivo em relação as políticas económicas do presidente Barack Obama, e os dois candidatos divergiram-se profundamente acerca da tributação.

“Virtualmente tudo quanto ele disse acerca do meu plano de impostos é incorrecto. Portanto se o plano que ele descreveu fosse o plano que tenho proposto, deverei dizer “absolutamente não. Eu não estou a favor do corte de impostos no valor de 5 trilhões de dólares.”

O presidente Obama defendeu-se por sua vez desafiando a ideia do seu oponente que defende a mudança do sistema de tributação. Para o ainda presidente uma tal proposta jamais irá funcionar.


“O facto é que se baixares os niveis das contribuições como descreves, governador, então não será possivel obter deduções suficientes e abertura que afectariam somente os individuos de rendimentos altos, e não evitaria o aumento do défice ou sobrecarga para as pessoas de rendimento médio.”

Os dois candidatos desentenderam-se igualmente sobre o sistema de saúde, apelidado por muitos de “Obamacare” que segundo os opositores poderá ajudar a agudizar ainda mais a situação económica. O candidato republicano acentuou de que o presidente devia ter-se concentrado mais em criar emprego em vez do seu programa de saúde. Obama repondeu que quando assumiu as funções os problemas de saúde eram tão urgentes quanto os de desemprego.

O debate de ontem em Denver no Estado do Coolorado teve lugar à 34 dias das eleições....
A maioria das recentes sondagens de opinião dão uma estreita vantagem ao presidente Obama ao nivel nacional como nos Estados mais voláteis onde os analistas consideram como sendo os que decidem as eleições.

O professor de ciências políticas da Universidade de Oregon, Joseph Lowndes disse que o primeiro debate é o mais importante, especialmente para o candidato republicano. Para ele ambos candidatos sairam bem, e Mitt Romney não obteve um vitória decisiva.

“Nem sempre os candidatos que têm batalhado tanto como Romney tem feito, ao ir para este debate, ganhou. Penso que não parece ser uma projecção suficiente para na realidade mudar o jogo de forma significativa.”

Frank Gilliam da Universidade da California disse igualmente que Mitt Romney saiu bem, mas não o suficiente para lhe garantir uma liderança nas sondagens.

“Romney obteve um empurrão, talvez nada que coloque o presidente em perigo,... e não foi certamente um golpe fatal.”

Foi o primeiro de três debates entre os dois candidatos. O próximo frente-a-frente está previsto para o dia 16 de Outubro e centrará sore as políticas interna e externa.
XS
SM
MD
LG