Links de Acesso

Presidentes de todo o mundo no funeral de Mandela


Mais de 50 chefes de Estado, entre os quais o Presidente português Cavaco Silva, confirmaram até agora a sua presença nas cerimónias fúnebres de Nelson Mandela, que decorrem até domingo, anuncia o Governo sul-africano.
Até agora, entre as lideranças lusófonos Cavaco Silva, Armando Guebuza e Dilma Roussef anunciaram que estarão em Joannesburgo. A presidente brasileira faz-se acompanhar de quatro ex-chefes de Estado: Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Fernando Collor de Melo.
Cabo Verde disse que estará presente ao mais alto nível, mas ainda não se sabe se será o Presidente ou o primeiro-ministro.
Vários Presidentes fazem-se acompanhar por cônjuges e pelos seus antecessores, como Barack Obama, que leva no seu avião George W. Bush. Bill Clinton também estará presente.
O Presidente francês, François Hollande, viaja com o homem que derrotou nas últimas presidenciais, em 2012, Nicolas Sarkozy. Também o Presidente de Cuba comunicou que vai à África do Sul e em representação do Presidente chinês, Xi Jinping, irá ao funeral o vice-presidente Li Yuanchao.
O herdeiro do trono britânico, Carlos, estará igualmente presente, bem como o músico Peter Gabriel e outras celebridades, numa cerimónia que será coberta por mais de dois mil jornalistas de todo o mundo.
XS
SM
MD
LG