Links de Acesso

Presidente português encontra-se com a Comunidade de Santo Egídio com Moçambique na agenda

  • Redacção VOA

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal

Reunião acontece na véspera da visita de quatro dias a Moçambique.

O Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa reúne-se nesta segunda-feira, 2, com a de Santo Egídio para falar sobre Moçambique.

O encontro acontece durante a visita que Sousa realiza a Itália e horas antes de chegar a Moçambique, onde permanecerá até o dia 7.

Este é o segundo encontro em dois meses de Marcelo Rebelo de Sousa e a Comunidade de Santo Egídio que teve um papel considerado fundamental nas negociações do acordo de paz entre a Frelimo e a Renamo, assinado a 4 Outubro de 1992, e que colocou fim a uma guerra civil de 16 anos.

O Presidente português, que viveu em Moçambique quando era criança, visita oficialmente o país de amanhã, 3, a sábado, 7, naquela que é a sua primeira deslocação a um país de língua portuguesa.

Visita a Moçambique

Na sexta-feira passada, 29, Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu que chega a Moçambique num momento difícil.

"A situação económica e financeira não é fácil. Mais uma razão para os amigos de Moçambique estarem lá, na altura em que a situação não é fácil", declarou Sousa aos jornalistas, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, na passada sexta-feira.

O Presidente português não levará ministros, deputados nem empresários na comitiva, mas apenas os secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, assessores e seguranças.

Na quarta-feira, será recebido pelo Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi e, na quinta-feira, pela presidente da Assembleia da República de Moçambique, Verónica Macamo.

Sousa e Nyusi farão declarações conjuntas à comunicação social e participarão em dois jantares e também num almoço com cerca de 150 empresários e administradores de empresas moçambicanas e portuguesas presentes em Moçambique.

Marcelo Rebelo de Sousa não sairá da província de Maputo nem tem previsto qualquer encontro com a oposição.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG