Links de Acesso

Presidente do Parlamento guineense procura saída ao bloqueio actual


Assembleia Nacional Popular não se reúne há meses
Assembleia Nacional Popular não se reúne há meses

PRS, partido que suporta o Governo, não compareceu a encontro dos grupos parlamentares

O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, reuniu nesta segunda-feira, 13, com partidos parlamentares para analisar uma proposta por ele apresentada ao Chefe de Estado sobre a saída da crise política.

A proposta, ao que apurou a VOA, deverá ser objecto de discussão na próxima reunião do Conselho de Estado, prevista para esta quarta-feira, 15.

É uma iniciativa baseada no conteúdo do Acordo de Conacri, precisando que a figura do primeiro-ministro deve ser Augusto Olivais, um dos nomes propostos pelo Presidente da Republica, José Mário Vaz, aquando das negociações, sob a égide da CEDEAO.

A proposta de Cipriano Cassamá contradiz o recente discurso de José Mário Vaz, que defende a continuidade do actual Governo até ao fim da presente legislatura.

A reunião dos partidos políticos com assento parlamentar e a sociedade civil, realizada hoje na Assembleia Nacional Popular, serviu de reflexão sobre o conteúdo da referida proposta, cujo objectivo é ultrapassar a situação política vigente no país.

O presidente do PAIGC, partido maioritário, Domingos Simões Pereira, presente na reunião, diz ser uma proposta aceitável do ponto de vista politico.

“Nós respondemos positivamente a este convite do presidente Assembleia Nacional Popular porque consideramos que ele é uma autoridade com legitimidade para esta iniciativa”, defendeu Simões Pereira.

O PRS, partido que sustenta o Governo Governo, não esteve presente na reunião, e os representantes da sociedade civil remete para uma análise posterior tomada de posição sobre a matéria.

Noutro desenvolvimento, o Chefe de Estado guineense prossegue a sua Presidência Aberta no leste do país.

José Mário Vaz encontra-se hoje na localidade de Pitchi e amanhã segue para Sonaco, depois de ter passado pela Pirada, zonas rurais da região de Gabu.

Vaz tem centrado as suas intervenções no combate a corrupção, liberdade de expressão, manifestação e da imprensa:

“o que nós podemos garantir é que, enquanto formos Presidente, ninguém tem direito de açoitar. Tem que haver a liberdade de expressão, de manifestação e de imprensa”, defendeu numa dos actos públicos.

José Mário Vaz faz-se acompanhar de ministros, secretários de Estado, conselheiros, diretores e alguns dirigentes da administração pública.

XS
SM
MD
LG