Links de Acesso

Presidente Obama e Papa Francisco apontam temas comuns como prioridades


Barack Obama e Papa Francisco
Barack Obama e Papa Francisco

Mudanças climáticas, crise dos refugiados, imigração e gueras foram temas comuns tratados pelos dois líderes.

No seu primeiro evento público nos Estados Unidos, o Papa Francisco enfatizou na manhã desta quarta-feira, 23, a urgência da implementação de uma agenda ambiental e pediu por uma comunidade mais justa.

Recebido pelo Presidente Barack Obama e sua família nos jardins da Casa Branca, numa cerimónia para 15 mil convidados, o Pontífice fez ainda referência aos imigrantes e abordou indirectamente a retomada das relações entre Cuba e EUA.

Papa Francisco e Barack Obama
Papa Francisco e Barack Obama

Obama, por sua vez, afirmou que a visita de Francisco não era importante apenas para os 70 milhões de católicos do país, mas para todos, devido à mensagem de humildade e caridade que o chefe da Igreja Católica inspira.

Ele agradeceu a Francisco o “suporte inestimável” na reaproximação do país com a ilha caribenha, sugerindo que o histórico degelo pode melhorar a vida do povo cubano.

“Sua Santidade lembra a todos nós que a mais importante mensagem do Senhor é a misericórdia. Esta mensagem chega com empatia e realmente abre corações, dos refugiados que fogem da guerra nos seus países, aos imigrantes que deixam as suas casas em busca de uma vida melhor. Isso significa compaixão e amor para os marginalizados”, reiterou o Presidente americano.

Obama agradeceu a visita do Papa aos Estados Unidos e disse que a voz de Francisco contra todo tipo de guerra é fundamental nos dias de hoje.

O Presidente ressaltou ainda a importância do Pontífice na agenda ambiental

Num discurso de nove minutos, o Papa começou por falar dos imigrantes e enfatizou o enfrentamento das mudanças climáticas, tema que defendeu como prioritário para as novas gerações:

- Como filho de uma família de imigrantes, estou feliz de ser um hóspede neste país, que foi em grande parte construído por essas famílias”, disse o Pontífice, para reiterar “que as mudanças climáticas são um problema que não pode mais ser deixado para as gerações futuras”.

Papa nas ruas de Washington
Papa nas ruas de Washington

Francisco citou Martin Luther King, e convocou os católicos dos Estados Unidos a buscarem uma comunidade mais justa.

Ele se referiu implicitamente à retomada das relações entre Cuba e Estados Unidos, processo pelo qual ele foi mediador, ao saudar os recentes esforços para “reparar as relações rompidas” e “abrir novas portas de cooperação” na humanidade.

Depois da Casa Branca, o Papa participou numa parada no National Mall, no centro de Washington, antes de se reunir com os bispos.

À tarde, ele vai presidir à cerimónia de canonização de Junípero Serra.

XS
SM
MD
LG