Links de Acesso

Presidente guineense procura solução de última hora

  • Lassana Casamá

José Mário Vaz, Presidente da Guiné-Bissau

José Mário Vaz, Presidente da Guiné-Bissau

O Presidente da República da guiné-Bissau reúne-se no final da tarde desta segunda-feria com as partes em conflito no parlamento.

A reunião acontece na Presidência da República com a presença de todos os actores politicos, sociedade civil e representantes do corpo diplomático.

É uma tentativa de José Mário Vaz encontrar uma saída à actual crise política, cujo epicentro é a Assembleia Nacional Popular.

Vaz tem-se desdobrado, nas últimas semanas, em reuniões com actores políticos, diplomáticos e da sociedade civil, na busca de uma solução para a contenda.

Esta reunião do Presidente da República com as partes desavindas acontece no dia em que um grupo de indivíduos armados não identificados assaltou a residência do secretário de Estado dos Transportes e Comunicações e porta-voz do PAIGC, João Bernardo Vieira.

O assunto já mereceu a análise do Conselho de Ministros extraordinário e do Conselho Nacional de Defesa e Segurança, um órgão que junta chefias militares e de segurança guineense.

Por outro lado, os15 deputados expulsos do PAIGC e um do Partido Nova Democracia promoveram hoje uma conferência de imprensa, na qual afirmaram que a deliberação do Tribunal Regional de Bissau, em resposta à providência cautelar interposta pela massa da ANP, carece de transparência.

XS
SM
MD
LG