Links de Acesso

Presidente do Banco do Brasil assume a Petrobrás


Aldemir Bendine foi o escolhido.

O presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine vai assumir o comando da Petrobras no lugar de Graça Foster. O Conselho de Administração da petrolífera está reunido em São Paulo para confirmar a escolha.

Entretanto, o anúncio oficial só deverá ser feito depois do encerramento dos mercados às 17h30m.

O mercado financeiro reagiu mal à escolha de Bendine para assumir a Petrobrás com as acções a caíram 7 por cento.

Aldemir Bendine foi nomeado para o Banco do Brasil em 2009 pelo então presidente Lula da Silva, de quem é muito próximo. Funcionário de carreira, antes de assumir o comando do Banco do Brasil, ele foi vice-presidente de Cartões e Novos Negócios de Varejo da instituição.

Com a ida de Bendine para a Petrobras, Alexandre Abreu, que é vice-presidente de Varejo do Banco do Brasil, assumirá a presidência do órgão.

O novo presidente da Petrobras, no entanto, esteve no centro de três polémicas no fim do ano passado. Ele foi acusado de favorecimento à "socialite" Val Marchiori através de empréstimos concedidos pelo BB e pelo BNDES. Além das denúncias sobre a socialite, o ex-condutor de Bendine disse ao Ministério Público Federal ter feito diversos pagamentos em dinheiro vivo a mando do chefe.

Em Agosto do ano passado, o novo presidente da Petrobras foi multado em 122 mil reais (quase 300 mil dólares) pelo Tesouro por não ter justificado origem de parte dos seus rendimentos.

Após o escândalo, Aldemir Bendine colocou o cargo à disposição, mas não foi aceite pelo Governo.

XS
SM
MD
LG