Links de Acesso

Presidente do Conselho Municipal de Nampula e colegas do MDM em conflito


Mahamudo Amurane responde a acusações
Mahamudo Amurane responde a acusações

Em causa acusações contra Mahamudo Amurane que também tem demitido colaboradores do partido por desvio de fundos

O presidente do Conselho Municipal de Nampula, na província moçambicana de mesmo nome,Mahamudo Amurane está em conflito com membros do seu partido, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Presidente do Conselho Municipal de Nampula e colegas do MDM em conflito
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:57 0:00

Alguns membros do terceiro partido com assento parlamentar acusam Amurane de desviar fundos públicos para manter a família em Portugal, enquanto o presidente tem afastado dirigentes do partido acusados de actos ilícitos.

Em conferência de imprensa nesta terça-feira, 7, Mahamudo Amurane disse haver uma campanha para denegrir a sua imagem ecolocou à disponibilidade dos jornalistas o correio electrónico trocado com o líder do MDM, Daviz Simango, à volta do caso de desvio de fundos no baú municipal registado recentemente e que resultou na detenção de sete funcionários da instituição.

No referido correio, Simango prometeu arranjar os melhores advogados para defender Amurane e o elenco envolvido das mãos da procuradoria, algo que foi negado por ele para que os envolvidos fossem responsabilizados pela justiça.

Amurane tem sido alvo nos últimos dias de acusações de estar a desviar dinheiro para garantir a permanênciada sua família que vive em Portugal.

Uma deputada da Assembleia Municipal de Nampula pelo MDM acusou-o ainda de ter comprado uma residência em Portugal com dinheiro público.

Mahamudo Amurane respondeu hoje que a família vive em casa arrendada e manifestou a vontade em pedir recursos para levar alguns membros da Assembleia Municipal das três bancadas e a imprensa a Portugal para certificarem de perto a situação da família.

Contactado pela VOA por telefone, o delegado politico do MDM em Nampula Luciano Tarieque disse que o partido não está a par desses acontecimentos infundados.

O jornalista Jessemusse Cassinda entende que esta onda de desentendimentos entre o presidente do Conselho Municipal de Nampula e o seu partido não interferem no desenvolvimento da cidade porque para ele, apesar do presidente Amurane ser eleito por um partido, tem a obrigação de defender os interesses dos cidadãos.

XS
SM
MD
LG