Links de Acesso

Presidente angolano abriu processo de registo eleitoral

  • Redacção VOA

Primeira fase vai até Outubro e visa confirmar eleitores anteriormente registados.

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, abriu, hoje, 25, oficialmente a campanha de registo oficioso e de actualização de dados dos eleitores, acto que decorreu no Palácio da Justiça à Cidade Alta em Luanda.

Trata-se da primeira fase de registo eleitoral que vai decorrer até Outubro, durante a qual serão recadastrados todos os cidadãos registados em 2012.

A partir de hoje estão abertas em todo o país vários postos de actualização nas administrações municipais e comunais, e nos distritos urbanos. Para o efeito, os cidadão deverão apresentar os cartões de eleitor.

As autoridades admitem que o número de cidadãos registados poderá atingir mais de nove milhões.

Uma segunda fase, a iniciar em Outubro, será reservada para os cidadãos que se registaram em 2012 e que por alguma razão perderam os seus cartões.

Será nesta fase que brigadas fixas com capacidade de emissão de cartões de eleitor serão criadas para cadastrar também os novos cidadãos eleitores.

Entretanto, perante receios da oposição segundo os quais o Ministério da Administraão do Território está a assumir as funções atribuídas à Comissão Nacional Eleitoral, o ministro Bornito de Sousa esclareceu que o registo hoje iniciado responde a uma situação transitória.

"Á medida em que a emissão do Bilhete de Identidade for funcionando, este processo presencial passará a ser residual", assegurou o ministro.

O Governo adverte que os cidadãos que não actualizarem os seus dados ou não fizerem a prova de vida não serão inseridos nos cadernos que serão entregues à Comissão Nacional Eleitoral paara a votação.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG