Links de Acesso

Quem será o próximo presidente da UNITA?


Vice-presidente da UNITA acusa adversários internos de "golpismo"
Vice-presidente da UNITA acusa adversários internos de "golpismo"

O processo de candidatura ao cargo de Presidente da Unita abre na Quinta-feira, 15 . Isaías Samakuva, actual presidente, Lukamba Gato e Abílio Kamalata Numa são os potenciais concorrentes.

Samakuva mantém a expectativa. Fontes do partido disseram que já há uma equipa no terreno a preparar a candidatura do actual líder da UNITA.

Lukamba Gato diz que nada o impede de concorrer e vai fazê-lo nas próximas 48 horas.

Abílio Kamalata Numa diz que tem muito a dar que muitos políticos em Angola não tem.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00
Faça o Download

"Trago para política o que muitos políticos não tem (...) fui o primeiro a fazer greve de fome, seguiram-se outros. Está ai agora o Luaty Beirão a mostrar o que vale," disse Numa, que acrecentou que "os políticos que surgem por aí servem-se a si próprios ao invés de servirem a sociedade ... tempos depois perdem-se, são corrompidos, eu de certeza não sou assim."

Afinal o que motiva o general Numa a candidatar-se, perguntamos.

"O rumo que o país está a tomar preocupa-me. Muita discriminação, corrupção, temos atraso na economia, temos gasto recursos em actividades improprias".

Numa não está muito satisfeito com a direcção actual do seu partido.

"A UNITA representou por muito tempo a esperança dos angolanos, mas nos últimos tempos temos notado um distanciamento no que toca a forçar uma agenda mais consensual para o país."

Quem também está na corrida é Lukamba Paulo Gato, que promete formalizar a sua candidatura dentro de dois dias.

"A minha decisão será tornada publica dentro das próximas 48 ou 72 horas. Sou um militante no gozo de meus direitos políticos e por isso nada me impede de concorrer"

XS
SM
MD
LG