Links de Acesso

É preciso ocupar o tempo com coisas boas, escrever para crianças é uma delas


Capa - Duas Abelhas Amigas de um Girassol - livro de Manuel Rui

Capa - Duas Abelhas Amigas de um Girassol - livro de Manuel Rui

Manuel Rui lançou a obra infanto-juvenil " Duas Abelhas Amigas de um Girassol"

Duas abelhas, um girassol, uma relação de amizade que pode muito bem representar as várias interacções sociais humanas.

No artes e entretenimento da Voz da América nesta Sexta-feira, 29 de Janeiro, conversámos com o escritor angolano Manuel Rui, sobre o seu novo livro, Duas Abelhas Amigas de Um Girassol – um livro de poesia infanto-juvenil lançado este mês em Angola.

Manuel Rui não escreve apenas para crianças e jovens, além de escrever também na língua nacional umbundu, que é falada em províncias como o Huambo, de onde o escritor é natural.

Manuel Rui, escritor angolano

Manuel Rui, escritor angolano

"A televisão tem muita violência", diz o escritor, acrescentando que escrever para crianças é uma boa forma de ocupar o tempo.

Quando olha para a literatura angolana, Manuel Rui é optimista. Reconhece haver pouca literatura infanto-juvenil, mas destaca o papel da União de Escritores Angolanos na criação de concursos que incentivam à escrita. Actualmente a UEA entrega todos os anos o prémio Quem Me Dera Ser Onda, cujo nome é o título de umas mais célebres de Manuel Rui e destina-se a jovens entre os 13 e os 17 anos.

Manuel Rui tem mais de 30 obras publicadas, entre contos, romances e poesia, e é também autor da letra do hino nacional de Angola.

Oiça a peça encenada na apresentação da obra, no Instituto Camões em Luanda:

XS
SM
MD
LG