Links de Acesso

PR de Cabo Verde pede sensatez no tratamento do caso dos magistrados expulsos de Timor Leste


Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde
Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde

Dois magistrados cabo-verdianos não abrangidos pela medida de expulsão do Governo decidiram abandonar o país.

O Presidente cabo-verdiano pediu sensatez, inteligência e lucidez no tratamento da questão do magistrado cabo-verdiano expulso de Timor-Leste, com base nas boas relações entre os dois países. Dos contactos com os cabo-verdianos que trabalham em Timor, Jorge Carlos Fonseca diz ter registado uma postura de prudência e preocupação de se informarem sobre o alcance das medidas decretadas.

“Temos de ter inteligência, lucidez e sensatez, pleiteando as boas relações que temos com os timorenses e que correspondem àquilo que é legítimo por parte dos nossos cidadãos que estão em Timor Leste”, afirmou.

Fonseca garante estar em contacto e diálogo com os cabo-verdianos e alguns magistrados conterrâneos naquele país, além de ter tratado o assunto com o primeiro-ministro José Maria Neves.

Segundo o Presidente da República, o comportamento dos magistrados cabo-verdianos pauta-se por prudência e preocupação de conhecer o impacto das medidas decretadas. A nível interno, em diálogo com o Governo, segundo Jorge Carlos Fonseca, está-se a fazer o melhor para que o interesses dos cidadãos cabo-verdianos sejam salvaguardados.

Entretanto, hoje, dois magistrados cabo-verdianos não afectados pela medida do Governo timorense decidiram abandonar o país em solidariedade com o colega afectado e “em defesa da credibilidade da magistratura cabo-verdiana”, segundo disseram à imprensa.

Na segunda-feira, o Governo de Timor Leste publicou uma resolução em que ordenou a expulsão de 8 profissionais da justiça, sendo sete portugueses e um cabo-verdiano, alegadamente por “prestarem um mau serviço ao país e terem colocado em risco a segurança nacional”.

XS
SM
MD
LG