Links de Acesso

PR de Cabo Verde lembra Castro como político de envergadura, homem de causas e líder carismático


Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde
Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde

Jorge Carlos Fonseca diz que "sempre esteve na vanguarda das excelentes relações de amizade e de cooperação existentes entre o povo de Cuba e o povo de Cabo Verde”.

O Presidente da República de Cabo Verde classificou o antigo Presidente cubano Fidel Castro como o "líder carismático" de uma das "revoluções mais importantes do século 20" e o pioneiro do bom relacionamento entre Cuba e Cabo Verde.

Numa declaração lida a jornalistas neste sábado, 26, Jorge Carlos Fonseca disse ter enviado uma mensagem em seu nome pessoal e do povo de Cabo Verde ao Presidente Raul Castro pelo desaparecimento físico “do líder da Revolução Cubana, do líder carismático e também do dirigente cubano que esteve à frente dos caminhos de construção do relacionamento, que hoje é muito bom, entre cubanos e cabo-verdianos, sobretudo no período que se seguiu à independência de Cabo Verde".

Fonseca reconhece que Fidel foi, “sem dúvidas, um político de envergadura, um homem de causas, um líder carismático”, um grande amigo de Cabo Verde e que “sempre esteve na vanguarda das excelentes relações de amizade e de cooperação existentes entre o povo de Cuba e o povo de Cabo Verde”.

O Presidente cabo-verdiano que se encontrou duas vezes com Castro – numa como membro de uma delegação técnica e noutra como ministro dos Negócios Estrangeiros – considerou que ele “deixa para a história um enorme legado de um político com uma grande trajectória, marcada pela luta constante na defesa dos ideais e valores em que acreditava”.

A presença dos cooperantes cubanos nos primeiros anos pós-independência em vários sectores, nomeadamente na saúde, bem como a existência de relações diplomáticas entre os dois países desde a década de 1970 foram destacados pelo Presidente cabo-verdiano, que diz aguardar informações sobre os funerais do antigo líder cubano, sem dizer como Cabo Verde será representado em Havana.

XS
SM
MD
LG