Links de Acesso

PR de Cabo Verde cancela viagem ao exterior e PM está no Fogo

  • VOA Português

Primeiro-ministo José Maria Neves e presidentes de câmaras do Fogo

Primeiro-ministo José Maria Neves e presidentes de câmaras do Fogo

Explosões e lavas diminuíram de intensidade nesta quarta-feira.

O Presidente de Cabo Verde suspendeu a sua participação na Cimeira da Francofonia a realizar-se este fim-de-semana em Dakar devido à erupção do Vulcão do Pico, na ilha do Fogo. Jorge Carlos Fonseca adiantou, no entanto, que vai enviar uma mensagem aos seus colegas da Francofonia a solicitar ajuda internacional para Cabo Verde.

Quem já se encontra no Fogo é o primeiro-ministro José Maria Neves que hoje, 26, reuniu-se com os presidentes das três câmaras municipais, membros do Governo que o acompanham e todas as instituições envolvidas no acompanhamento da erupção vulcânica.

Entretanto, as actividades sísmicas diminuíram de intensidade nesta quarta-feira e as lavas caminham agora mais lentamente na localidade de Chã das Caldeiras, embora continuem a ameaçar as casas na povoação de Portela.

O Presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros Arlindo Lima disse à Rádio de Cabo Verde que, apesar das lavas estarem a caminhar mais lentamente, encontram-se a aproximadamente cinco metros de novas habitações.

Os focos eruptivos emitiam menos lavas e os que expeliam gases perderam força e quase não estão a expelir gases e fumarolas. Apesar dessa situação, o cenário em Chã das Caldeiras é desolador, segundo a agência Inforpress, numa espécie de corrida contra relógio, com as pessoas a deslocarem-se de um lado para o outro na tentativa de salvarem os seus pertences.

O Director-Geral das Infra-estruturas António Nascimento anunciou que os seus técnicos vão realizar, durante toda a manhã desta quarta-feira, trabalhos de desobstrução de uma via de acesso na localidade de Cova Tina, para facilitar a circulação e permitir o transporte dos bens dos moradores.

O Vulcão do Pico entrou em erupção no passado domingo, 23, e já obrigou à evacuação de cerca de 1200 habitantes da região de Chã das Caldeiras.

Entretanto, começam as campanhas de apoio às vítimas da erupção. Nos Estados Unidos, dois espectáculos estão agendados para a primeira semana de Dezembro com o objectivo de angariar fundos e géneros não perecíveis.

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Uccla) também arrancou com uma campanha de angariação de fundos.

A embaixadora americana na Praia Adrienne O`Neil afirmou que o seu país está pronto a ajudar Cabo Verde desde que solicitado pela Praia, ao mesmo tempo que está a acompanhar os seus cidadãos que vivem na ilha.

O Governo português anunciou hoje o envio de uma fragata e meios de comunicação via satélite para o arquipélago. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro português Passos Coelho depois de uma conversa telefónica com o seu homólogo cabo-verdiano José Maria Neves.

XS
SM
MD
LG