Links de Acesso

PR de Cabo Verde anuncia hoje data das eleições legislativas


Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca
Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca

O Presidente de Cabo Verde anuncia às 11 horas locais (12 UTC) desta quinta-feira a data das eleições legislativas de 2016.

Antes, Fonseca ouviu sindicatos, patronato e representantes da sociedade civil na segunda-feira, 7, e partidos políticos, na terça-feira, 8.

No mesmo dia 8, o Chefe de Estado reuniu o Conselho da República, tendo discutido com os seus membros os diversos cenários em jogo e a data provável das eleições legistativas.

O PAICV, no poder, defendeu o dia 14 de Fevereiro para que o Governo tenha o Orçamento Geral do Estado para 2016 o mais brevemente possível e a campanha eleitoral não choque com a quaresma e a Páscoa.

O MpD, maior partido da oposição, não propôs qual dia, defendendo apenas que seja a tempo de que problemas burocráticos não impeçam ninguém de votar.

A Ucid, também com assento parlamentar, apontou o mês de Abril.

Por seu turno, sindicatos e a plataforma das organizações não governamentais pediram que as eleições sejam realizadas o mais cedo possível, enquanto o patronado apontou para 20 de Março ou 3 de Março.

De acordo com a Constituição cabo-verdiana, o Presidente da República deve escolher um domingo entre 14 de Fevereiro e 3 de Abril para a realização das eleições legislativas.

Ainda em 2016 serão realizadas eleições locais e presidenciais.

XS
SM
MD
LG