Links de Acesso

PR da Guiné-Bissau fala à Nação esta quarta-feira


José Mário Vaz
José Mário Vaz

O Presidente da Guiné-Bissau fala nesta quarta-feira, 12, à Nação, depois de ontem ter-se reunido com o Conselho de Estado.

Apesar de não haver confirmação oficial da Presidência da República, fontes da VOA garantem que José Mário Vaz vai revelar o seu ponto de vista sobre a crise política no país.

Várias fontes da imprensa e dos círculos políticos em Bissau avançam que Vaz continua a insistir na sua intenção de demitir o Governo liderado por Domingos Simões Pereira.

Entretanto, na reunião desta terça-feira, os conselheiros apelaram ao Pesidente que invista no diálogo e na procura de consensos,

Segundo o deputado do Partido da Convergência Democrática (PCD) Vítor Mandinga, todos os participantes “deram a sua opinião pela positiva para a Guiné-Bissau”.

Segundo Mandinga, “o Presidente da República recebeu de forma clara, de todos os membros do Conselho de Estado, [a recomendação] de que é preciso abrir a janela para que haja paz e estabilidade no país".

Por outro lado, o Partido de Renovação Social(PRS), segundo mais votado na eleições de 2014 e que integra o Governo, tem-se reunido com várias personalidades nas últimas semanas.

Uma delegação integrada pelo seu secretário-geral, o vice-presidente, Certório Biote, os membros da Comissão Executiva, Serifo Embaló e Nicolau dos Santos e o porta-voz Victor Pereira, tem-se desdobrado numa forte ofensiva diplomática com vista a encontrar uma solução para a crise.

Nesta terça-feira, o PRS encontrou-se com os representantes da ONU e da União Africana, Miguel Trovoada e Ovídeo Pequeno, respectivamente, o embaixador de Portugal e o representante da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Para esta quarta-feira, o segundo partido mais votado pretende encontrar-se com o embaixador da França em Dakar.

XS
SM
MD
LG