Links de Acesso

Portugueses em romaria para verem o Papa

  • Alvaro Ludgero Andrade

Milhares esperam pelo Papa em Washington

Milhares esperam pelo Papa em Washington

Uma enorme multidão acompanha a visita do papa Francisco aos Estados Unidos, particularmente em Washington e em Filadélfia, onde no fim de semana ele participa no congresso mundial das famílias.

Pessoas de vários países e de muitas comunidades radicadas nos Estados Unidos estão já em romaria.

Nesta quarta-feira, a portuguesa Maria Aurora Araújo preparava-se para assistir em Washington a missa de canonização de Junípero Serra pelo Papa Francisco.

Em conversa com a VOA, Araújo, católica, reconhece que, depois dos escândalos sexuais, a Igreja perdeu muitos fiéis nos Estados Unidos, mas acredita que o Papa Francisco poderá mudar a imagem da religião católica.

“Com a sua imagem e a mensagem que ele tem eu acredito que muitos americanos irão regressar ou aderir à Igreja Católica, votarão a confiar na nossa religião”, afirmou.

Preciosa Silva, é outra portuguesa que, juntamente com mais de cinco dezenas de fiéis, viaja para Filadélfia para assistir a vários eventos.

Silva afirma estar ansiosa por conhecer e ouvir um Papa que vai, com certeza, mudar muita coisa na Igreja Católica.

“É com muita emoção que o espero e sei que ele vai levar-nos uma mensagem de paz, de muita fé e de mudança, no nosso interior e na igreja”, revelou Silva que, como Maria Aurora Araújo, consideram que Francisco irá actuar com muito equilíbrio quando se dirigir aos fiéis e aos políticos, sabendo manter uma postura adequada como líder religioso e de estadista.

Silva, no entanto, quer ouvir o apoio do Papa à situação dos emigrantes neste ano pré-eleitoral.

“Quanto os emigrantes estão a sofrer com os políticos que os acusam de tudo, e sabendo que sem os emigrantes este país não seria o que é, o Papa vai com certeza abordar este tema com misericórdia e espero que os poderosos o oiçam”, pediu Preciosa da Silva.

O papa Francisco deve visitar Portugal em 2017 por ocasião do centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima.

Por isso, Maria Aurora Araújo vem nesta visita “o início da preparação dos portugueses para a deslocação que Francisco fará a Portugal”.

Aguarda-se por uma presença forte de portugueses em Filadélfia, com muitos a viajarem da Nova Inglaterra e de New Jersey.

XS
SM
MD
LG