Links de Acesso

Portugal, Espanha e Itália sob ameaça do terrorismo no Sahel


Portugal, Espanha e Itália são os países europeus ameaçados, numa primeira linha, pelos fenómenos de terrorismo ocorridos no norte de África e Sahel, disse esta terça-feira o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros. Rui Machete falava na sessão de abertura do seminário diplomático, no Museu do Oriente, em Lisboa.

“A situação de instabilidade securitária interna propícia às actividades de vários grupos terroristas e milícias armadas e as interligações crescentes que se têm observado entre movimentos terroristas e diversos tipos de tráfico ilícito, com realce para o narcotráfico são preocupantes”, admitiu o chefe da diplomacia portuguesa. “A Europa e, em particular a Península Ibérica e a Itália, encontram-se cada vez mais ameaçados por estes desenvolvimentos."

Rui Machete também considerou que o desfecho negativo das negociações sobre a Base das Lajes pode prejudicar relações com os Estados Unidos.

Para o Chefe da Diplomacia portuguesa o país está "perante um inimigo que requer, para ser vencido, instrumentos de combate mais sofisticados e uma abordagem militar diferente”. Razão pela qual, desde Novembro, Portugal está envolvido na coligação internacional, que reúne 60 países e organizações.

XS
SM
MD
LG