Links de Acesso

Políticos e activistas dizem que saúde do Presidente angolano é assunto de Estado

  • Coque Mukuta

José Eduardo dos Santos está em Barcelona

MPLA e Governo não comentam

As autoridades angolanas continuam a não divulgar pormenores sobre mais uma visita do Presidente José Eduardo dos Santos a Espanha.

Santos partiu a 1 de Maio para uma viagem “privada”, a segunda este ano àquele país europeu.

Não foram fornecidos pormenores sobre o local em Espanha onde o Presidente se encontra e o por quê de mais esta visita “privada”.

Activistas e partidos da oposição exigem explicações por considerarem que o estado de saúde do Presidente não é apenas um assunto de família ou de colegas de partidos

A primeira visita do Presidente a Barcelona deu-se em 2013, ano em que deslocou-se duas vezes a Espanha.

Uma dessas visitas prolongou-se por seis semanas, levantando preocupações sobre o estado de saúde de José Eduardo dos Santos.

Em 2014, o Presidente angolano esteve novamente em Barcelona em nova visita "privada".

José Eduardo dos Santos encontra-se desde o dia 1 de Maio na Espanha, na sua sexta visita ao país desde Novembro de 2013 e a terceira no espaço de seis meses.

Em Luanda, o estado de saúde do Presidente é tema de conversa em diversos círculos políticos da sociedade civil.

Mbanza Hamza
Mbanza Hamza

O activista Afonso Mahenda Matias “Mbanza Hamza”, do grupo dos 17, lembra não ser prática do Governo informar sobre o estado de saúde do Presidente da República.

“MPLA não está acostumado em prestar informações”, sublinhou "Mbanza Hamza".

Quanto aos partidos políticos, Lindo Bernardo Tito, porta-voz e vice-presidente da CASA-CE, afirma que o tema não é um assunto exclusivo da família ou dos colegas do partido.

Lindo Bernardo Tito
Lindo Bernardo Tito

“É uma preocupação de toda a nação”, afirmou Tito, adiantando que a Coligação exige do Governo uma explicação sobre o verdadeiro estado de saúde de Santos por

A UNITA, através do seu porta-voz, Alcides Sakala, em declarações ontem à agência de notícias Bloomberg, pediu ao Governo angolano que esclareça sobre o estado de saúde do Presidente da República.

Alcides Sakala
Alcides Sakala

"Há muitos rumores sobre a saúde do Presidente e há uma necessidade de fornecer oficialmente esclarecimentos sobre o que está a acontecer", disse Alcides Sakala, lembrando que Angola é “uma sociedade muito fértil quando se trata de rumores”.

A VOA contactou algumas fontes do MPLA que optaram por não comentar o assunto por ser um tema de carácter oficial.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG