Links de Acesso

População lincha polícia moçambicano confundido com raptor de albinos


Residentes de Moatize reagiram ao rapto de três albinos.

A polícia de Tete, no centro de Moçambique, continua a investigar os autores do linchamento de um agente da corporação, ontem, 25, durante um motim contra o rapto de três crianças albinas numa escola da vila de Moatize.

O agente foi confundido pela população com um dos raptores de três crianças albinas, que tinham desaparecido da escola, após um movimento suspeito de três homens.

População lincha polícia moçambicano confundido com raptor de albinos - 2:47
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:47 0:00
Faça o Download

Luís Nudia, porta-voz do comando da polícia de Tete, diz que o agente em causa tinha sido enviado à paisana para investigar a ameaça de rapto de três crianças albinas numa escola de Moatize.

“O nosso homem ao qual tínhamos confiado uma missão de para ir fazer um reconhecimento na zona, mas como a população anda agitada com esta situação de raptos de pessoas com pigmentação da pele, confundiram a ele como um dos indivíduos cabecilhas do grupo”, explicou Nudia, adiantado que quando o agente chegou o crime já tinha sido executado.

Uma criança albina estava com os raptores e outras duas tinham conseguido fugir, alertando a população sobre o incidente.

Furiosa a população saiu para investigar o caso, quando o agente foi confundido com um dos raptores e foi linchado.

A população fez um cerco as saídas da vila de Moatize e encurralou um dos raptores que se refugiou numa esquadra da Polícia em busca de socorro.

A população seguiu o homem e invadiu a esquadra, exigindo a sua libertação, para o queimar com pneus.

Perante a recusa das autoridades, a população saiu à rua e colocou barricadas, troncos e pedras e queimou pneus ao longo de três quilómetros da estrada nacional número sete N7 e atacou com pedras e paus as viaturas, forçando a paralisação da circulação.

Várias unidades da polícia foram deslocadas para o local para acalmar a situação e foi forçada a usar gás lacrimogénio e balas de borracha para dispersar os manifestantes.

A situação em Moatize voltou à normalidade nesta sexta-feira.

XS
SM
MD
LG