Links de Acesso

Polícia detém correspondente da Rádio Despertar em Malanje

  • Isaías Soares

Marcelino Gimbi, correspondente da Rádio Despertar em Malanje, Angola

Marcelino Gimbi, correspondente da Rádio Despertar em Malanje, Angola

Marcelino Gimbi, acusado de difamação e injúrias, será apresentado hoje ao Ministério Público.

O correspondente da Rádio Despertar em Malanje Marcelino Gimbi foi detido segunda-feira, 11, nos arredores desta capital pela Polícia Nacional, enquanto entrevistava moto-taxistas sobre as restrições impostas pelo Governo da província à circulação de motociclos no centro urbano.

O comandante provincial da Polícia Nacional comissário António José Bernardo justificou hoje, 13, a prisão com o facto de, segundo ele, Gimbi ter incitado a população em vários mercados da capital a rebelar-se contra as autoridades.

“Este senhor jornalista da Despertar incitou a população, transmitindo factos que ele próprio reconhece não serem verdadeiros”, explicou o comandante, exemplificando que “nas suas entrevistas que foi fazendo e, isto está gravado, foi dizendo aos motociclistas que a polícia tinha morto um kupapata a tiro por por andar na cidade de Malanje”.

António José Bernardo, comandante da Polícia Nacional em Malanje, Angola

António José Bernardo, comandante da Polícia Nacional em Malanje, Angola

Segundo Bernardo, Marcelino Gimbi “indicou o nome do kupapata e também o do polícia que o matou”, o que, segundo ele, não é verdade.

Para o comandante, o jornalista “incorreu num crime de difamação e injúrias à autoridade constituída, neste caso ao corpo provincial da Polícia Nacional em Malanje e como tal foi detido”.

António José Bernardo confirmou que o correspondente da Rádio Despertar deve ser apresentado ainda hoje, quarta-feira 13, ao Ministério Público.

Neste momento, as principais entradas que ligam os bairros periféricos e o casco urbano estão bloqueadas por agentes policiais que permitem o acesso apenas a motorizadas com cilindragem até 50 cc e os motociclistas com capacetes.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG